boiadeiro bernes

Boiadeiro Bernês – Boiadeiro de Berna

Boiadeiro Bernês – Boiadeiro de Berna

O Cão Boiadeiro de Berna é uma raça bastante antiga da Suíça, que no decurso dos séculos e com os variados entrelaçamentos realizados, tornou-se o cão que conhecemos nos dias atuais. Com a finalidade de preservar os rebanhos e os gados seguros, os “Bernois Bouvier” foram bastante solicitados pelos cultivadores suíços. Os Cachorros Boiadeiros Bernês foram bem utilizados para tracionar carroças cheias de leite, uma vez que a impecável reputação do queijo da Suiça fazia com que o leite fosse muito vendido entre os lavradores.
O mais renomado dos Sennenhund ou, “Cachorros de Montanha Suíços”, o Boiadeiro Bernese se ressalta por ser o único a ter um pelo alongado e macio. Nâo se conhece ao certo a sua genealogia, unicamente suposições. Muitos creem que a sua linhagem se deu a partir do cruzamento entre as raças Mastiffs e os cães de vigia, no decorrer da Conquista Romana na Suíça.
O acasalamento produziu um cachorro forte capacitado para resistir ao clima dos Alpes e desempenhar-se como cão de tração, guardião de rebanho, e cão de pastoreio. Não houve várias iniciativas ao longo dos anos em preservar essa raça famosa. No final do século XIX essa raça corria o risco de sumir totalmente.
Nesse período, o professor Albert Heim começou uma pesquisa sobre os cães suíços que chegou a identificação do Pet Boiadeiro Bernês (Bernese Mountain Dog) como um dos exemplares. Contudo, apenas nos Alpes baixos que se acharam estes cachorros. Com a dedicação de Heim, eles foram difundidos na Suíça e no continente europeu. Os exemplares melhores foram vistos na região de Durrbach, propiciando a raça o título de Durrbachler. Com o progresso da raça, o título foi substituído para Boiadeiro Bernese. O primeiro deles chegou à América em 1926; a comprovação formal do AKC aconteceu no ano de 1937.

Características físicas do Boiadeiro Bernês
O Boiadeiro De Berna é um cachorro de três cores, de grande porte e com um entusiasmo muito amigável. Graças a sua história, ele detém uma grande capacidade de proteção de gados e trabalhos no pastoreio, sendo, além disso, inteligente, atlético e bastante ágil.
Ele é muito vigoroso, bem grande e tem ótima proporcionalidade. Seus membros são curtos e ele possui orelhas medianas, triangulares e que caem sobre os lados do crânio. Sua cauda é densa e pende no tronco. Sua cor é muito dividida: ele tem uma pelagem fina, muito lisa, alongada e preta, e, inclusive, com uma tonalidade avemelhada e certas marcas castanhas ao redor das bochechas, da região dos olhos, pernas e tórax. Também possui manchas brancas em sua cabeça, ao redor do pescoço, torso, pés e ponta da cauda.

Ele inclusive é bastante parceiro. Caso o seu dono esteja na residência, ele vai fazer o possível para se reunir perto dele, mostrando todo o seu coleguismo. Sua grande felicidade é unicamente estar com as pessoas queridas. Dadas essas peculiaridades, o Cão Boiadeiro Bernese não é um cão apropriado pra viver em um canil e certamente será muito infeliz sem a constante companhia humana.

Pelagem do Boiadeiro Bernês
Seu pelo é lindo: uma pelagem dupla, densa, com a parte externa comprida e uma camada inferior muito cabeluda. Tipicamente de três cores, a maior parte do corpo do cachorro desta espécie é coberta por pelos muito escuros, com ferrugem e branco vívido. Normalmente, existe uma marcação branca no tórax que se parece com uma cruz inversa, uma mancha clara no meio dos olhos e na ponta do rabo.
Com uma coloração escura muito intensa, que predomina pela totalidade de sua composição física, possui certas linhas marrons na sua face, em cima de seu olho, em suas patas e no dorso. Os membros também podem ter pelagem branca contanto que não ultrapasse o princípio das pernas.
A pelagem precisa de ser escovada frequentemente, com o intuito de deixá-la sempre sadia, além disto, sua pelagem é afinada e alongada. Anualmente o Cão Boiadeiro Bernês perde pelo de maneira moderada durante a primavera e no outono. O Cachorro Boiadeiro De Berna possui uma pelagem que cai muito, por causa disso a necessidade de sempre escovar regularmente os pelos dele, para que você consiga moderar o excesso de pelos soltos por toda sua residência. Para conservar uma excepcional higiene, oferte um banho a ele a cada trimestre.
Temperamento do Boiadeiro Bernês
Sagacidade, esperteza e ternura são características do Boiadeiro de Berna. Agrupe ainda condescendência, gentileza e ternura. Ele adora estar com a pessoas da casa e fica satisfeito quando é acrescentado nas atividades da família. Entretanto não se esqueça de educar a ele como se portar em casa e com as demais pessoas, já que um treino é crucial pra esta espécie. Vagaroso para amadurecer, ele atinge seu porte adulto bem antes de atingir a maturidade intelectual.
O Cão Boiadeiro de Berna guarda sua família, apesar de que ele em geral não seja ofensivo. Ele é capaz de se proceder de forma isolada com pessoas desconhecidas e, normalmente, é um pouco tímido, por isso, a exposição do Boiadeiro Bernese a uma grande multiplicidade de pessoas, animais e situações diferentes ao longo da vida é relevante.
Para você conseguir possuir um cão muito sereno, acostume-o desde novo a tudo o que consiga ser incomum pra ele, a fim de que ele não desenvolva medo, fique arredio ou muito ansioso. Mostre a ele barulhos, outras pessoas e ocorrências além de seu habitual para ensiná-lo a como se comportar.
Várias questões podem afetar o comportamento do Boiadeiro: sociabilidade, treino e até fatores hereditários. Logo depois de acostumados, eles irão desejar formar amizades com outras pessoas, além de serem geralmente travessos e terem grande curiosidade.
Vantagens de ter um Boiadeiro Bernês
Fora a amizade, ele é capaz de ser um bom sentinela, além de alertá-lo no momento em que sentir o menor vestígio de risco. Este cão é considerado totalmente confiável como um animal de estimação e de companhia da sua família.

Todas as atividades que ele realiza vêm acompanhadas de seus instintos. As crianças gostam de divertir-se com o Boiadeiro de Berna, tanto por seu tamanho quanto por sua disposição recreativa.

O Cão Boiadeiro de Berna possui um forte querer, mais do que isso, uma necessidade inabalável para o trabalho e, portanto, está continuamente buscando um desafio ou uma tarefa a fazer. O Boiadeiro vai querer sempre agradá-lo, então ele irá fazer de tudo com o intuito de se encaixar em muitas tarefas que você der pra ele realizar.

Problemas comuns ao Boiadeiro Bernês

Caso o Cachorro Boiadeiro Bernese for enjeitado ou frequentemente deixado sozinho, pode tornar-se chateado e agitado. O mesmo ocorre na ocasião em que não é proposta uma função específica para que desempenhe. Só um pormazinho não resolve. O Cachorro Boiadeiro Bernês adulto carece de caminhadas longas diárias, de pelo menos uma hora, para ficar física e mentalmente equilibrado.

Nos dias de hoje os Pets Boiadeiros De Berna enfrentam certos problemas referentes a saúde deles. A espécie dispõe de um pequeno agrupamento de genes que resultou em inúmeros problemas de saúde relacionados à endogamia (consanguinidade). Diversos espécimes estão sendo gerados sem qualquer tipo de critério, o que está ocasionando esses problemas. Isso tem gerado um efeito danoso a respeito do Boiadeiro de Berna como um todo. As pessoas que almejam ter um cachorro dessa raça necessitam ter muito cuidado ao adquirir um filhote e devem procurar um criador com muita referência no comércio.

Como Cuidar de um Boiadeiro Bernês
Se você mora em um apartamento ou em um condomínio, nunca cogite em obter um Cachorro Boiadeiro Bernese. Uma casa com um pátio grande e protegido é o melhor lar para cães dessa raça. Por ser um cachorro trabalhador, ele possui muita energia. Todos os dias ele deve consumir muita energia para poder se preservar estabilizado e com bastante felicidade.
Limpe os dentes do seu Pet Boiadeiro Bernês de duas a três vezes por semana para remover o acúmulo de tártaro e os germes da boca dele. A escovação diária é inclusive mais acertada se você desejar evitar a enfermidade das gengivas e o hálito ruim.
Corte as unhas mensalmente se o seu cão não as gastar espontaneamente. Se você é capaz de ouvir as unhas baterem no chão é porque estão bastante compridas. Acontecerá uma pequena hemorragia se você cortar no lugar errado, então terá graves inconvenientes.
Os ouvidos do Cachorro Boiadeiro De Berna devem ser verificados semanalmente por vermelhidão ou mau odor, o que é capaz de apontar infecção. Limpe as orelhas com algodão úmido com produto recomendado pelo médico-veterinário com o propósito de prevenir contaminações. Não coloque coisa nenhuma no canal de audição, higienize unicamente a parte de fora da orelha.
Confira frequentemente se existem feridas, erupções cutâneas ou sinais de inflamação, tal como vermelhão, sensibilidade ou infecção na pele, no nariz, boca e olhos e nos membros do seu cão.
Fillhote do Boiadeiro Bernês
O filhote do Pet Boiadeiro Bernês demanda supervisão e interação constante com os proprietários para que seja capaz de efetivamente coabitar no ambiente familiar. Por causa disso, o dono deve indicar desde filhotes limites claros para o Boiadeiro. Diferente de outras espécies de animais, devido a um processo de maturação lento, o processo de treino do Boiadeiro leva um período maior.
Comece a habituar seu Cachorro Boiadeiro Bernês a ser escovado e analisado desde filhote. Constantemente apure os membros e a boca do Do seu pet . Para educá-lo a se portar corretamente quando for necessário ir a qualquer consulta, comece a ofertar para ele algum padrão de recompensa e jamais se esqueça do elogio no momento em que ele se portar apropriadamente. Tal como as escovações vão fazer parte de seu dia a dia, o filhote deve ser acostumado ao hábito e limpeza e conservação desde novo.
Anterior aos dois anos de vida, jamais deixe seu Boiadeiro realizar excessivo esforço corporal, tal como: tracionar muito peso, pular de lugares excessivamente altos em áreas muito duras, pois as suas articulações ainda não estão satisfatoriamente desenvolvidas. Porém, ele é capaz de se esbaldar em um gramado.
Curiosidades a cerca do Boiadeiro Bernês
Com seu pelo denso e formoso, o Pet Boiadeiro Bernese se encaixa bem em temperaturas frias. Em contrapartida, com o pelo preto e tamanho grande, ele é predisposto a sensações de calor. Em dias excessivamente quentes, não aceite que ele faça muito treino físico.
Caso você almeje possuir um Cão Boiadeiro de Berna, entenda que ele tem necessidade de um cuidado excepcional. Como muitos cachorros de raça de grande porte, o Cachorro Boiadeiro Bernês desenvolve-se rapidamente entre as idades de quatro e sete meses, estando suscetível a problemas ósseos e lesões. A alimentação deve ser muito caprichada, com ótima qualidade, abundante em nutrientes, mas em uma quantidade certa, para que ele cresça moderadamente.

Leave a Reply