Cinco sintomas que você precisa substituir o óleo do seu carro

Diversas vezes, a necessidade de prevenção do carro é menosprezada pelo dono do automóvel. Trocar o óleo do motor é uma das maneiras mais acessíveis e mais em conta de se garantir de que o veículo vai permanecer atuando em ótimo estado.
De um modo abrangente, a sugestão é para que a troca do óleo venha a ser feita a cada 5.000km rodados. Embora isso não prejudique seu veículo, não é precisamente necessário, especialmente quando se trata de veículos recentes.
Geralmente, de 6.500 a 10.000 quilômetros ainda é um intervalo considerável para manter o seu repositório de óleo.
Porém como saber se o óleo encontra-se bom ou ruim? Veja vários dos indícios que o produto e o motor do automóvel irão demonstrar:
Óleo escuro e com partículas? fique atento!
Este aspecto é o que você tem que treinar seu olho a enxergar. A pigmentação original do óleo é mais para um marrom, o líquido, que é engrossado, vai escurecer rapidamente após algumas semanas de uso.
Uma vez que você começa a ver partículas mescladas a este óleo preto é porque chegou a hora de trocar o produto. Se você não deseja sobrecarregar o filtro até o nível em que os contaminantes cheguem a despencar no motor, providencie o mais rápido que puder a troca do óleo assim que ver a mudança da tonalidade e aspecto do óleo.
Ruído incomum no motor é sinal de empecilhos
O óleo lubrifica o seu motor. Sem lubrificação, as engrenagens vão começar a atritar umas nas outras, a arranhar, causando ruídos mais incômodos do que você está acostumado a escutar no interior do capô do carro.
Trocar o óleo velho por um novo é capaz de prevenir adversidades posteriores.
Você não consegue se recordar quando você trocou seu óleo pela última vez?
Além de certificar-se de que o óleo está no nível certo, a coisa mais fundamental em relação a compreender se o momento da troca de óleo está perto é fazer um calendário de substituição.
Caso você não consiga se recordar da última vez que os fluidos do motor do seu veículo foram trocados, então substitua o óleo independentemente de ter certeza quando foi a troca anterior. Registre a data da substituição recente e comece a fazer um planejamento de troca por tempo e/ou quilômetros rodados.
A luz de controle do motor no painel do veículo não apaga nunca
Muitos carros recentemente possuem seu próprio sinal de medidor de óleo, todavia, para os mais antigos, a luz do controle do motor pode se mostrar sempre que existe alguma coisa errada com o lubrificante.
Antes de perder tempo tentando conferir todo o resto de problemas que o motor pode apresentar, deixe o processo mais fácil e confira a vareta do óleo em primeiro lugar.
Situação de baixo nível de óleo
O motor irá, sucessivamente, “comer” o óleo. É o que ocorre, quando o fluido está sendo utilizado por algum tempo. Apesar disso, quando o óleo está velho ele, provavelmente, não vai estar fazendo o seu trabalho com tanta eficácia.
E na ocasião em que o óleo não está realmente fazendo seu trabalho, o motor vai usar cada vez mais fluido a fim de garantir que seu funcionamento esteja sem problemas.
No momento em que você nota o nível do fluido do motor ficar extremamente baixo, não é somente completar o óleo. Confira a espessura do produto. Pode ser momento de fazer a troca inteira.